Responsabilidades

Quando queremos muito alguma coisa, isso gera uma responsabilidade. Por exemplo, vemos aquelas meninas maravilhosas no instagram, com corpos lindos e malhados e pensamos “quero ficar igual”. Mas ai, para isso, tem que acordar cedo, malhar muito, comer pouco, dormir bem, não beber na balada, não ir na balada e focar a vida toda nisso. Ou eu quero prestar um concurso para ter um salário milionário ou para ter a carreira dos sonhos: preciso estudar muito, organizar meus dias e horários, me matricular em um cursinho, abrir mão de períodos de folga e de netflix para isso.

Mas ai, dá muito trabalho, precisa muita responsabilidade. Então concluímos que nem queríamos tanto, já que, o esforço que teremos que empregar é muito maior do que a nossa vontade real de ter aquilo. Sei que precisarei de bastante esforço, que os resultados não aparecem do nada. Claro que, quando estamos focados e decididos, os empecilhos não são obstáculos tão grandes. Porém, muitas pessoas não admitem o quanto querem algo pelo medo de falhar, pelo medo da cobrança alheia (ah, mas se queria tanto deveria ter estudado mais, comido menos, guardado mais dinheiro, se esforçado mais)

E quando contamos para alguém, gera mais responsabilidade. Por que nós somos os fiscais da vida alheia. Isso é natural. E ainda temos o péssimo hábito de dizer “se eu fosse o fulano, eu faria diferente”. Mas, cada um tem suas metas, seu tempo e seu estilo de conquista.  Não devemos julgar o que faríamos no lugar do outro por que não sabemos qual foi a trajetória dele até ali. Mesmo que conheçamos a pessoa desde sempre, não vivenciamos seus medos, não sabemos quais são os pensamentos que borbulham em sua mente. Podemos até imaginar, mas sentir por ela, impossível. Desta forma, quando alguém quiser compartilhar sonhos, vontades e metas, incentive. Acompanhe gentilmente, mas não cobre. Não julgue. O peso das responsabilidades e cobranças já é grande e não é necessário sobrecarregar ninguém.

This entry was posted in Posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *