A arte de economizar dinheiro

Não pense que este é um post com dicas de como economizar. Eu tenho lido vááários destes ultimamente, mas não consigo achar uma fórmula mágica para isso. Sendo bombardeada todos os dias, milhares de vezes diga-se de passagem, com anúncios, ofertas, produtos, viagens, sonhos… é difícil resistir.

E o consumismo não se dá apenas com roupas, sapatos, livros ou viagens, que são itens mais caros. Estamos sendo consumistas quando compramos algo pelo simples desejo de possuir ou consumir, quando não precisamos daquilo (por exemplo, aquela barrinha de chocolate depois do almoço, ou aquele capuccino delicioso no meio da tarde).

Assim, entendo porque milhares de pessoas estão endividadas: é muito difícil resistir a todos estes estímulos diários. E quando você passa muito tempo se controlando, pode acontecer de chegar um momento em que a luta fica impossível, e você se vê comprando loucamente tudo que vê pela frente, independentemente de ter dinheiro para pagar. É ai que o problema começa. Se parar de comprar loucamente no cartão de crédito hoje, sua dívida vai durar ainda alguns meses, até vencer todas as parcelas das compras.

Enfim, quer aprender a ser controlado? Tente se desapegar das coisas materiais. Peça livros emprestados ao invés de comprá-los, faça presentes, invente várias combinações diferentes com as peças de roupa que você já tem (lembra da análise combinatória, que aprendeu no 2º grau?), vá ao cinema no dia da promoção, e tente inventar programas de baixo custo, tipo fazer piquenique no parque ao invés de sair para almoçar em um lugar caro. O que vale, em qualquer caso, é usar a criatividade, que para muitos, deixou de ser estimulada com o fim das aulas de arte na pré-escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *